sexta-feira, 7 de maio de 2010

quais são as vantagens e as desvantagens de ensinar na ufpe? e quanto aos alunos?

Eu gosto muito de ensinar. Acho que o processo de ensino-aprendizado deve ter um elemento lúdico, de modo que procuro fazer dos encontros com meu alunos momentos agradáveis e, na medida do possível, descontraídos. Isto em qualquer instituição, pública ou particular. Na verdade, gostaria de um dia ouvir o testemunha dos meus alunos e ex-alunos a respeito disso. Quanto às vantagens de estar na UFPE, posso elencar alguns argumentos. Um deles, talvez o principal, é de natureza puramente afetiva. Fui aluno da UFPE durante a minha graduação, especialização e mestrado; e continuo aluno durante o doutorado. Tenho uma relação filial em relação a vários de meus antigos professores, e uma relação de verdadeira amizade com muitos outros. Em relação às desvantagens, só posso falar da infra-estrutura e dos entraves da natural burocracia do serviço público. Mas, até mesmo a infra-estrutura sofreu melhorias substanciais em relação à época que fiz minha graduação. A maioria das salas é climatizada e vejo uma preocupação com a modernização e atualização das bibliotecas. Em resumo, amo ensinar na UFPE.

Ask me anything

Um comentário:

  1. Concordo com meu amigo Venceslau. Embora não tenha feito minha graduação lá, toda minha vida acadêmica, de pesquisa e de docência está marcada pela UFPE. O que mais gosto na IES Pública é a liberdade para atuar, o clima de fiscalização constante das IES privadas nela inexiste. Sem falar que o nível mais elevado na cobrança e avaliação do vestibular leva apenas os mais capacitados às carteiras escolares. Pra finalizar, pesquisa no Brasil só ocorre em IES pública, mesmo que não sejam grandes as verbas como em países centrais. Essas são as diferenças.

    ResponderExcluir